SEXTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2023 ÀS 08:44:08
Lygia Fazio, modelo morta após uso de PMMA, queria lei para vítimas de bioplastia: 'Não quero que aconteça com vocês o que aconteceu comigo'

A modelo e jornalista Lygia Fazio, morta na quarta-feira (31), aos 40 anos, em consequência de um acidente vascular cerebral (AVC) foi candidata a deputada estadual e queria propor uma lei para proteger vítimas de bioplastia como ela.

 

Os problemas de saúde da modelo começaram há cerca de três anos, depois de uma aplicação de silicone industrial e PMMA (polimetilmetacrilato, um componente plástico) nos glúteos. As substâncias se espalharam pelo corpo de Lygia e provocaram quadros de infecções. Lygia precisou ser submetida a diversos procedimentos cirúrgicos para a retirada dos materiais, e chegou a ficar cem dias internada no ano passado. Depois de sofrer o AVC que levou a sua morte, Lygia chegou a ficar três semanas internada.

 

Em vídeo postado em suas redes sociais no ano passado, Lygia, ex-assistente de palco de Marcos Mion no programa "Legendários" e de Celso Portiolli, diz que aceitou o convite para ser candidata à deputada estadual.

 

"Veio na mente criar uma lei. Uma não, várias. A principal, que estou aqui falando para vocês, é para vítimas de bioplastia", diz Lygia no vídeo. "No meu caso, eu consegui, graças a Deus, porque se não eu já estava morta. E eu não quero que aconteça com vocês o que aconteceu comigo", finaliza ela.

 

Lygia Fazio foi candidata à deputada estadual pelo Progressistas (PP) em São Paulo. Ela não foi eleita.

 

Antes da eleição de 2022, quando já lidava com as consequências de procedimentos estéticos com PMMA, Lygia fazio usava suas redes para falar sobre o impacto na saúde desse tipo de procedimento. "Vamos salvar nossas vidas! Alerta importante!", postou ela comentando uma reportagem sobre o tema.

 

Ela chegou a postar imagens de uma das cirurgias que precisou fazer para retirar 3kg de silicone industrial das nádegas. "Nas laterais, deu necrose, tinha muito produto de silicone. Silicone faz isso. gente, chorei, muito medo de morrer", desabafou Lygia.

 

Recuperada das duas cirurgias necessárias para retirar o silicone industrial, ela postou em homenagem ao médico Rodrigo Dornelles: "Salvou minha vida, retirou todo pmma e silicone industrial e ainda deixou o bumbum lindo."


Fonte: O Globo