
Uma mulher de 30 anos foi presa no início da tarde de domingo (16), em Araçatuba (SP), acusada de abandono de incapaz. Segundo a polícia, ela deixou a filha de 11 anos sozinha em casa no sábado (15) e não retornou. Foi a segunda vez em menos de um ano que a investigada, mãe de outros quatro filhos menores, foi presa pelo mesmo motivo.
O flagrante desta vez foi feito por policiais militares que no início da tarde de domingo que receberam denúncia de um caso de abandono de incapaz e na residência indicada, encontraram a menina de 11 anos sozinha.
Segundo a polícia, a criança contou que a mãe dela havia sido saído e até então não havia retornado. A menina contou ainda que para se alimentar na noite de sábado ela conseguiu fazer arroz com salsicha. Já no domingo, foi à casa de um vizinho para almoçar.
O Conselho Tutelar foi acionado e teria informado aos policiais militares que tentaria fazer contato com os responsáveis pela criança. Ainda de acordo com a polícia, no período em que aguardavam na residência, os vizinhos telefonaram por diversas vezes para a mãe da menina, que após algum tempo voltou para casa.
Pagode
Ainda segundo os policiais que apresentaram a ocorrência, após ser identificada, a mulher confirmou que havia deixado a filha sozinha na noite anterior para ir uma “casa de shows” que aos sábados tem apresentações de grupos de pagode.
Ela disse ainda que ao término do evento decidiu ir dormir na casa de uma prima, por isso não retornou para casa. Presa em flagrante, ela foi apresentada no plantão policial, onde também esteve uma representante do Conselho Tutelar. A conselheira conversou com a criança e em seguida acionou outros familiares da investigada para ficar com a guarda provisória.
Segundo a polícia, a mulher tem outros quatro filhos, todos menores de idade, mas eles não estavam na residência com a irmã de 11 anos, que ficou com uma das avós. O delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela manutenção da prisão e arbitrou fiança no valor de R$ 1.300,00. Como o dinheiro não foi apresentado, a mulher permaneceu à disposição da Justiça.
Reincidente
O Hojemais Araçatuba publicou matéria em setembro do ano passado, sobre a prisão em flagrante desta mesma mulher por abandono de incapaz. Na ocasião, no início da madrugada de uma quinta-feira a polícia recebeu denúncia de gritos na residência da família e a informação de havia crianças sozinhas na casa, o que aconteceria com frequência.
Ao entrar no imóvel os policiais encontraram dois meninos, um de 2 e outro de 3 anos de idade, e essa mesma menina de 11 anos sozinhos. Ao perguntar às crianças sobre a mãe delas, os policiais foram informados que ela teria saído para ir a um bar, sem dizer quando voltaria.
Os policiais telefonaram para a investigada, que não teria acreditado que seria a polícia e passou o celular a um homem que se identificou como marido dela.
Os policiais informaram que era para a mulher ir para casa, onde estavam aguardando por ela, que só apareceu cerca de 40 minutos depois, confirmando que havia deixado os filhos sozinhos para ir a um bar.
Com autorização da mãe, os policiais compraram bolachas e iogurte para os meninos, que disseram que estavam com fome. Na ocasião o delegado também confirmou a prisão e arbitrou fiança em R$ 600,00, a qual também não foi paga e as crianças ficaram aos cuidados da avó paterna.
Fonte: HojeMais