O Ministério Público (MP) abriu nesta quinta-feira (9) um inquérito civil para apurar "eventuais irregularidades" e os "possíveis responsáveis" pelo desabamento do teto do Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo.
A Polícia Civil também investiga as prováveis causas e responsabilidades pelo o que ocorreu. Peritos da Polícia Técnico-Científica e engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) estiveram nesta quinta no local. Um engenheiro falou aos jornalistas que uma das hipóteses para o desabamento é de que possa ter ocorrido falha estrutural (saiba mais abaixo).
Vídeos de câmeras de segurança do estabelecimento e filmagens feitas por clientes e funcionários mostram o momento em que a estrutura desabou na tarde desta quarta-feira (8). Ao menos cinco carros que estavam no estacionamento do shopping, que fica sobre a laje que desabou, caíram junto com ele.
Os destroços atingiram a praça de alimentação. Outras imagens mostram quando uma área interna do shopping foi isolada perto dos restaurantes. É possível ver água vazando do teto. Depois disso, ele racha e cai, assustando quem estava no local. Ninguém se feriu.
O estabelecimento foi interditado por tempo indeterminado pela Prefeitura de Osasco, que também cassou o alvará de funcionamento do shopping.
Vista do Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo, nesta quinta-feira, 09, onde parte da laje desabou. O acidente aconteceu na tarde de ontem, 08, assustando clientes e danificando veículos que estavam estacionados no piso superior. — Foto: RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
42 morreram em 1996
Em 11 de junho de 1996, véspera do Dia dos Namorados, o Osasco Plaza Shopping teve um vazamento nos dutos de gás da praça de alimentação, que provocou uma explosão que deixou 42 pessoas mortas.
O estabelecimento chegou a ser interditado à época. Parentes dos mortos e sobreviventes entraram com pedidos de indenizações na Justiça.
Em 2015, o shopping voltou ao noticiário depois que parte do forro de uma loja caiu na mesma praça de alimentação durante a chuva. Não houve feridos e nem interdição do lugar naquela ocasião.
Buraco no teto do Osasco Plaza Shopping — Foto: Reprodução/TV Globo
O que dizem prefeitura e shopping
No caso do desabamento desta quarta, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, disse em entrevista à imprensa que toda a documentação do shopping está regularizada. E que, segundo ele, o lugar estava em dia com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento informa que o estabelecimento tem autorização para funcionar porque segue as regras de segurança para o público.
Por meio de nota divulgada à imprensa, os responsáveis pelo shopping informaram que o local foi isolado antes da queda, "assim que o risco foi identificado pela administração", e que a gestão "segue comprometida em identificar as causas do ocorrido e dar o suporte necessário aos lojistas e frequentadores".
MP vai ouvir prefeitura e shopping
Foto de água saindo da parede do shopping em Osasco — Foto: Ana Luiza/Arquivo pessoal
A apuração do Ministério Público sobre o desabamento no Osasco Plaza Shopping será feita pela Promotoria de Habitação e Urbanismo de Osasco. O inquérito foi aberto pelo próprio órgão em razão da gravidade do que ocorreu e da repercussão do caso em sites de notícias.
A reportagem apurou que a prefeitura e responsáveis pelo shopping serão notificados para responderem os questionamentos do MP num prazo de um mês. A Promotoria vai querer saber, por exemplo, se a administração pública fez vistoria no local e se encontrou problemas estruturais no estabelecimento.
Um dos objetivos do inquérito civil, além de saber o que provocou o desabamento e responsabilizar quem possa ter envolvido nisso, é o de buscar alguma maneira de evitar que novos problemas voltem a ocorrer no Osasco Plaza Shopping.
Teto cai no Shopping Osasco — Foto: Reprodução
Polícia Civil e Crea
O inquérito policial sobre o desabamento será feito pelo 5º Distrito Policial (DP), em Osasco, que investigará o caso. Peritos da Polícia Técnico Científica iriam analisar o local nos próximos dias.
Nesta quinta, engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo estiveram no shopping e disseram aos jornalistas que há indícios de que o desabamento no estacionamento pode ter sido provocado por um problema estrutural e não em função do vazamento de água. Segundo um engenheiro ouvido pela TV Globo, o vazamento numa tubulação de água provocaria a queda do gesso e não da laje toda.
Ele informou que estão analisando se o projeto desse estacionamento, que é de 2008, consta mesmo no projeto que o shopping apresentou para a prefeitura e aos bombeiros para conseguir o AVCB.
Parte de teto cai em shopping em Osasco — Foto: Arte g1
O que ocorreu:
- Por volta das 14h30 desta quarta-feira (8), equipes de segurança do Osasco Plaza constataram uma fissura na laje do corredor principal do estabelecimento. A segurança acionou a administração e providenciou o isolamento da área;
- A fissura formada na laje provocou o rompimento de uma rede de água;
- A laje, construída dez anos atrás para fechar uma claraboia, desabou, levando com ela cinco veículos que estavam na área de estacionamento, no piso superior.
- Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram acionadas, isolaram o shopping e verificaram as instalações;
- Não há vítimas. Cinco veículos caíram do estacionamento;
- O shopping permanece interditado;
- A perícia da Polícia Técnico-Científica vai apurar as causas do acidente a partir desta quinta-feira (9);
- Após a realização da Perícia Técnica é que a equipe técnica da Defesa Civil, em conjunto com a equipe do CREA, avalia as condições da construção após o desabamento;
- O Shopping Osasco Plaza está com a documentação correta junto à Prefeitura e também com o AVCB em dia."
Fonte: G1