
Uma jovem de 21 anos, que residia em Araçatuba (SP), teve os órgãos captados nesta quarta-feira (25) na Santa Casa da cidade, onde foi internada após ser vítima de isquemia cerebral, que é o bloqueio do fluxo sanguíneo no cérebro.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ela havia sido internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adultos no domingo (22), em quadro clínico considerado grave. Apesar do tratamento intensivo, a morte encefálica foi constatada no final da tarde de terça-feira (24).
A captação foi coordenada pela CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), que recebeu o sinal positivo após consultar os familiares sobre a possibilidade de doação dos órgãos.
Órgãos
Ainda de acordo com o hospital, foram captados fígado, rins e córneas da doadora. Os procedimentos tiveram início às 13h45 e foram concluídos às 15h45. O fígado foi captado por equipe de um hospital de São Paulo, que utilizou avião da FAB (Força Área Brasileira) para fazer a viagem até Araçatuba e retornar para a Capital.
Equipe de agentes de trânsito da Guarda Municipal escoltou os profissionais do hospital até o aeroporto Dario Guarita, para garantir a agilidade no transporte do órgão durante o percurso.
Já os rins foram captados por equipe do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto e as córneas pelo enfermeiro Matheus Tonon, que integra da equipe da CIHDOTT da Santa Casa de Araçatuba.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, os órgãos são disponibilizados para a Central Nacional de Transplantes, que identifica pacientes que aguardam na fila de espera e poderão recebê-los, mediante a compatibilidade.
Equipes transportaram os órgãos com ajuda de equipe da Guarda Municipal (Foto: Divulgação)
Fonte: HojeMais