
A partir desta segunda-feira (22), os motoristas que forem autuados por infrações de trânsito nas estradas estaduais de São Paulo poderão requerer o pagamento com 40% de desconto. A medida e possível porque o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) aderiu ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica).
Segundo nota divulgada à imprensa, todo o sistema de Gestão de Multas do departamento foi adequado para facilitar o acesso dos usuários, ao custo de mais de R$ 9 milhões e outras providências em conjunto com a Prodesp (Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo) e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
Sem recurso
Para ter direito à redução de 40% no valor da multa, o motorista deve abrir mão do pedido de recurso contra a infração cometida na rodovia estadual. Também é necessário baixar no celular o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou ainda fazer a solicitação pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito.
A medida segue diretriz do governo de São Paulo de digitalização dos processos para atender com mais agilidade às demandas da população.
Segundo o que foi divulgado, a medida irá gerar ao DER a economia nos gastos com emissão das notificações, além de evitar despesas com as análises dos recursos. Porém, o SNE não liberou nenhum desconto para embarcador e transportador de cargas.
Fonte: HojeMais