
Um ônibus usado no transporte de estudantes pegou fogo no início da tarde desta terça-feira (27) quando seguia levando nove crianças da rede de ensino de Araçatuba (SP) para a escola. O incidente aconteceu no quilômetro 546 da rodovia Marechal Rondon (SP-300).
Segundo a Prefeitura, as crianças foram retiradas do veículo antes de as chamas se espalharem e levadas em veículo da Secretaria de Educação para a escola.
A reportagem esteve no local pouco depois das 14h e foi informada pelo policial militar rodoviário que acompanhava equipe do Instituto de Criminalística, que o veículo seguia sentido Araçatuba e é terceirizado pela Prefeitura para o transporte de alunos.
O incêndio teria sido provocado por uma pane elétrica, segundo o que foi informado à polícia, e naquele momento havia apenas um pequeno foco de incêndio que foi controlado por equipe do Corpo de Bombeiros enviada para fazer o rescaldo.
O ônibus foi totalmente destruído e uma das faixas da pista teve que ser temporariamente interditada. O proprietário do ônibus estava pelo local, mas disse à reportagem que não era ele que conduzia o veículo quando ocorreu o incêndio.
Prefeitura
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura confirmou que o ônibus escolar pegou fogo quando levava alunos para escola. "No momento do ocorrido tinha um fiscal da Prefeitura e um veículo com fiscais que acompanhavam o ônibus (essa fiscalização é feita para verificar a rota), esses funcionários, além do motorista, ajudaram a retirar as nove crianças do ônibus logo que verificaram algo estranho que seria um princípio de incêndio" , informa em nota.
Ainda de acordo com a administração municipal, o ônibus faz parte da frota de uma empresa terceirizada que venceu a concorrência pública para fazer o transporte de alunos. Ele teria passado recentemente por vistoria no Detran (Departamento de Estadual de Trânsito) e tinha a licença (ATE - Autorização de Transporte Escolar) emitida para operar no transporte escolar.
Escolas
A rota de origem do veículo eram as escolas Índio Poti e o Instituto Estadual Manoel Bento da Cruz, mais conhecido como IE. "Todas as nove crianças estão bem, sem nenhum tipo de ferimento. Elas foram questionadas se gostariam de prosseguir para as escolas de origem e assim foram transportadas por veículo da Educação e já estão em aula" , informa a Prefeitura.
O município finaliza informando que os pais desses alunos estão sendo informados do ocorrido e tranquilizados pela Secretaria Municipal de Educação.
Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba
Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba
Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba
Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba
Fonte: Hojemais