SEXTA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2023 ÀS 08:58:09
Operação que prendeu motorista em Araçatuba investiga furtos e roubos de cargas de painéis solares

prisão de um motorista em Araçatuba (SP) na manhã desta quinta-feira (29) pela Polícia Civil de Birigui e Brejo Alegre aconteceu durante a Operação Blackout, considerada a maior a maior ação do País de enfrentamento a furtos e roubos de cargas de módulos fotovoltaicos, popularmente conhecidos como painéis solares.

 

Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, responsável pela investigação, o grupo investigado é responsável por causar prejuízo superior a R$ 16 milhões em uma empresa daquele Estado. O investigado reside em Brejo Alegre, mas estava fazendo uma entrega em Araçatuba quando foi abordado para o cumprimento do mandado de prisão preventiva, por equipe chefiada pelo delegado Eduardo Lima de Paula.

 

 

Investigação

 

Esta já é a 3ª fase da Operação Blackout, deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina em ação conjunta com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp-MJSP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) Diopi –, através do projeto Mosaico, viabilizando o trabalho integrado entre as Polícias Civis de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

 

De acordo com a polícia, com as fases anteriores amplamente apuradas e o aprofundamento das investigações, foi possível identificar os líderes do grupo. Toda organização criminosa foi alcançada pela investigação.

 

Nesta etapa foram presos motoristas responsáveis pelos transportes das cargas e os considerados principais articuladores, responsáveis pelo planejamento e suporte logístico e financeiro do grupo criminoso.

 

Além das prisões, houve sequestro de bens que teriam sido adquiridos com os primeiros dos crimes, especialmente caminhões e veículos. Para o cumprimento das ordens judiciais a DFRC/DEIC de Santa Catarina contou com o apoio de policiais civis de Uberaba (MG), Dourados (MS), Birigui e da DRRDI da DEIC/SC.

 

Denúncias e informações relacionadas a Roubo de Cargas podem ser encaminhadas para o e-mail _deic-roubosdecargas@pc.sc.gov.br ou no WhatsApp (48) 99161-8446 disque-denúncia da DFRC - Polícia Civil, sendo garantido o anonimato.

 

 

Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em 7 Estados (Foto: Divulgação)

 

 

Vários veículos foram apreendidos pela polícia (Foto: Divulgaçaão)


Fonte: HojeMais