O cadastro presencial dos vendedores ambulantes para o Furdunço e Fuzuê de 2023 foi feito nesta terça-feira (7), em Salvador. O credenciamento aconteceu na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e, como de costume, foi marcado por longas filas.
De acordo com registros da TV Bahia, as filas gigantescas acontecem desde 1986. Há 37 anos os vendedores vão até o órgão dias antes da data do credenciamento para garantir a vaga. Muitos deles levam colchões, coolers e cadeiras de plástico para conseguir passar a noite.
Fila de ambulantes em 1993 — Foto: TV Bahia
A vendedora Marlene participa da fila há 40 anos. Apesar da prefeitura ter colocado o credenciamento online, ela afirmou que não consegue garantir a vaga pela internet.
"Colocaram para fazer na internet, mas quando consegui entrar a licença já havia acabado. Então tive que vir até aqui passar por essa humilhação novamente", desabafou.
Diferente de outras pessoas que estavam no local para conseguir vagas para o Furdunço e o Fuzuê, Marlene foi até lá para garantir a vaga no carnaval, que abre o credenciamento presencial na quarta-feira (7). Ela está na fila há três semanas.
"Eu vou fazer 70 anos e todas as vezes eu passo por isso. Neste ano, estou revezando com o meu neto", disse.
A situação se repete em outras festas populares. Em Iemanjá, que acontece no bairro do Rio vermelho no dia 2 de fevereiro, os ambulantes também dormiram na fila para conseguir vender bebidas e comidas no circuito.
De acordo com Luciano Ribeiro, secretário de Ordem Pública da cidade, o formato do cadastramento do carnaval será online para evitar o desgaste dos profissionais nas filas.
"Para esse carnaval, a estratégia é colocar o cadastramento online. A prefeitura vai disponibilizar mais de 50 postos com wifi gratuito além da estrutura das prefeituras bairros, para quem não conseguir fazer online", informou.
Luciano ainda pretende fazer um cadastro único para ser utilizado em todas as festas populares das cidades. O cadastramento permitiria ter um maior acesso às informações dos ambulantes e contato com eles durante todo o ano.
Fonte: G1