Agentes da Polícia Federal estão nas ruas desde o início da manhã desta sexta-feira (17) para dar cumprimento a 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva contra investigados por participação nos ataques aos prédios dos Três Poderes em Brasília (DF), em 8 de janeiro.
Segundo nota divulgada à imprensa, nessa oitava fase da Operação Lesa Pátria, são cumpridos mandados nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.
A reportagem recebeu informações de que equipes estariam em Penápolis, cidade onde dois moradores foram personagens de reportagem do Fantástico por terem gravado vídeos durante as invasões.
Ainda de acordo com a nota divulgada, o objetivo da operação de hoje é identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos naquele domingo, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Crimes
"Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido", informa a nota.
A PF solicita a quem tiver informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília, que as encaminhe para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.
Fonte: HojeMais