
Estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação, Ciências de Dados e Engenharia de Computação do polo de Penápolis da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), desenvolveram a plataforma digital “KD meu PET” , direcionada para publicação de animais perdidos e encontrados.
A plataforma atende apenas animais de Penápolis e é resultado de tema do Projeto Integrador produzido em 2022. Por meio de aplicação web, foi criado o site https://kdmeupetplis.com.br/ , uma ferramenta de fácil acesso, que reúne informações sobre os animais perdidos e achados e permite facilitar a comunicação entre donos de pets e ONGs (Organizações Não Governamentais).
A iniciativa é dos estudantes Bruno Henrique Pinto, Caique da Silva, Hebert do Nascimento, Lucas Tropardi, Sidiel de Souza, Talles Marqui Guilherme, Thais Marques Guilherme e Valter de Oliveira, que receberam orientação do professor Edson Perger.
Eficiência
Segundo o que foi divulgado, pesquisa feita pelos estudantes apontou que os tutores normalmente postam publicações de pets desaparecidos nas redes sociais ou em grupos de WhatsApp. Porém, devido à grande quantidade de participantes e assuntos aleatórios, essas publicações se tornam pouco eficazes.
Assim, um dos objetivos do projeto é solucionar esses desvios de informações. A plataforma categoriza os animais pelo nome, raça, cor e tamanho e recebe ainda informações de contato do tutor, com cruzamento de informações das diferentes postagens em diversas mídias.
A ferramenta foi desenvolvida na linguagem de programação PHP, com utilização do MySQL como um sistema de gerenciamento de banco de dados. O GitHub para controle de versão do site, com um servidor próprio em nuvem criado com Raspberry Pi e um microcomputador de placa única.
O site está em funcionamento e pode ser acessado de qualquer navegador (browser) em qualquer dispositivo com acesso à internet.
Sobre a Univesp
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo foi criada em 2012 e é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o CPS (Centro Paula Souza).
São mais de 62 mil alunos matriculados entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, BTI (Bacharelado em Tecnologia da Informação), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais.
Os cursos são realizados em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador.
Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista.
Site já está disponível para consultas (Foto: Reprodução)
Fonte: HojeMais