
A Polícia Militar apreendeu duas facas que foram encontradas na bolsa de um adolescente de 17 anos, dentro da sala de aula de uma escola estadual de Araçatuba (SP), na manhã desta quarta-feira (5). Ele se desentendeu com outro estudante de 16 anos e uma agente escolar teve que intervir.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, o jovem alegou que queria apenas se defender desse outro aluno, que já teria procurado a diretoria duas vezes e nenhuma providência teria sido tomada.
O Hojemais Araçatuba teve conhecimento do caso por volta das 8h e foi até à escola, onde havia várias equipes da Polícia Militar, mas o adolescente já havia sido encaminhado ao plantão policial. Por envolver adolescentes, ninguém quis dar informações sobre o ocorrido.
No plantão policial, a policial militar que apresentava a ocorrência informou que também não daria informações sobre o caso.
Assim que ela entrou com o estudante para o registro da ocorrência, o outro adolescente envolvido apareceu, acompanhado da mãe, informando que queria registrar um boletim de ocorrência de tentativa de homicídio, alegando que havia sido atacado por outro estudante na escola.
Desentendimento
O Hojemais Araçatuba apurou que na versão apresentada pela Polícia Militar, o chamado para atender ocorrência de desinteligência entre alunos foi feito pouco depois das 7h30 e o diretor da instituição confirmou ter encontrado duas facas, uma com lâmina de 15 centímetros e outra com lâmina de 17 centímetros, dentro da bolsa de um dos estudantes envolvidos.
Ouvido ao lado da mãe, esse adolescente contou que há cerca de um mês foi agredido pelo outro aluno enquanto jogavam bola na quadra. Os dois teriam sido levados para a diretoria, o agressor teria reconhecido que havia cometido um equívoco e pedido desculpas.
Ameaça
Entretanto, na versão dele, no início da madrugada o outro estudante enviou mensagem perguntado se o estaria ameaçando, o que negou. Ao chegar na escola, pela manhã, ele teria sido procurado por outros alunos, que teriam informado que o adolescente de 16 anos estaria mal intencionado e de posse de uma faca.
Ainda de acordo com o menino, nesse momento ele decidiu voltar para a casa e pegar as duas facas para se defender, optando por não procurar a diretoria por já ter denunciado o caso duas vezes e nada ter sido feito.
Ele disse ainda que quando se preparava para iniciar uma prova, o outro aluno, que estuda em outra sala, entrou na sala dele e passou a conversar com o professor. O estudante teria passado a olhar para ele insistentemente, os dois passaram a discutir, pois o outro insistia em dizer que estava sendo ameaçado por ele.
Separados
Por fim, o menino disse que o colega teria colocado a mão na bolsa e partido para cima dele, sendo necessária a intervenção da agente de organização escolar. Os dois foram levados para a diretoria e em revista à bolsa de um dos alunos foram encontradas as duas facas. Nada de irregular foi encontrado na bolsa do outro estudante.
O caso foi registrado como ato infracional de vias de fato e de porte de arma branca e os adolescentes devem ser apresentados à Promotoria da Infância e da Juventude quando intimados.
Providências
Somente às 20h desta quarta-feira a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo respondeu ao Hojemais Araçatuba, informando que repudia todo e qualquer ato de violência dentro ou fora das escolas.
"A equipe gestora tomou todas as providências quando o caso ocorreu, acionando e orientando os responsáveis dos alunos envolvidos. A unidade está em contato com às famílias e prestando todo suporte necessário ao aluno" , afirmou.
Também enviou nota padrão, de que as escolas da rede estadual estão atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar os conflitos identificados.
"Periodicamente, a equipe CONVIVA SP - Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – promove encontros formativos junto aos COE (Coordenador de Organização Escolar) cujas pautas são voltadas à promoção da cultura da paz, à valorização da vida e à mediação de conflitos" .
Fonte: HojeMais