Polícia espanhola recupera centenas de artefatos arqueológicos de até 5 mil anos Guardia Civil España
A polícia espanhola recuperou centenas de artefatos arqueológicos, como fósseis marinhos, cerâmicas da Idade do Bronze e armas do século 18, em duas casas na província de Alicante, no Sudeste do país. Além das peças, mais de 200 fragmentos de ossos humanos, alguns com idade entre 4.000 e 5.000 anos, também foram apreendidos, informou a Guarda Civil espanhola em comunicado na sexta-feira.
O achado é fruto da Operação Osarium, uma investigação que vinha sendo feitas há semanas e que levou a polícia ao que eles chamaram de “uma das maiores coleções privadas ilegais” em Alicante, segundo a CNN. Dois homens estão sendo investigados pelo crime de apropriação indébita de bens com valor artístico, histórico, cultural ou científico, diz o comunicado.
Outros dos achados pela investigação foram mosaicos romanos, ferramentas paleolíticas de sílex e armamento histórico, como balas de canhão e uma granada de ferro, estavam entre os 350 artefatos arqueológicos recuperados.
Polícia espanhola recupera centenas de artefatos arqueológicos de até 5 mil anos — Foto: Guardia Civil España
A descoberta foi feita em uma casa no vilarejo de Gata de Gorgos, também na província de Alicante. O proprietário do imóvel cooperou com a polícia e os conduziu a uma propriedade na cidade vizinha de Dénia, onde diversos outros artefatos foram encontrados.
O ocupante do segundo imóvel alegou que as peças haviam sido “herdadas” de um parente falecido. A polícia, porém, em nota, disse não ter encontrado documentação “que justifique a posse” dos artefatos. Os investigadores, além disso, acharam cadernos contendo anotações manuscritas de um falecido parente, identificando a origem dos itens.
“O estudo por especialistas poderá ajudar a datar a origem e o contexto das peças, aumentando, assim, o seu valor, e até facilitando a localização de novos sítios arqueológicos”, acrescenta o comunicado da polícia.
Fonte: O Globo