Primeiras urnas chegaram no Cartório Eleitoral às 17h35 (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)
Um policial penal foi detido neste domingo (30) ao ser flagrado com um celular na cabine de votação em uma escola municipal de Araçatuba (SP), o que é proibido. Segundo o que foi informado pela Justiça Eleitoral, o caso aconteceu no início da tarde, na escola municipal Prof.ª Anna dos Santos de Barros, no bairro Pinheiros.
O investigado teria apresentado aos mesários um celular ao se identificar para ter a votação autorizada. Porém, quando estava na cabine, chamou a atenção o fato de ele ter ficado muito próximo da urna.
Ao verificar o que estava acontecendo, foi constatado que ele estaria de posse de um segundo celular. O policial penal negou que tivesse usado o aparelho para fotografar o voto, mas foi abordado por uma equipe do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) que estava na escola.
Ele permaneceu detido até a chegada do juiz eleitoral Rodrigo Chammes, que determinou que ele fosse apresentado no plantão policial para ser qualificado. Após o registro da ocorrência ele foi liberado.
Tranquilo
Ainda de acordo com o juiz eleitoral, a votação na cidade ocorreu de forma tranquila. Além da detenção do policial penal, em outra escola, no bairro Alvorada, uma eleitora alegou que o voto dela teria sido contabilizado duas vezes para governador, o que não tem como acontecer.
Também houve queixa de filas na escola estadual Manoel Bento da Cruz, o IE, no início da manhã. Porém, de acordo com Chammes, por volta das 11h a situação já estava normalizada.
Rápido
Ainda segundo o juiz eleitoral, nesse horário, mais da metade dos eleitores já haviam comparecido às urnas para votar nas escolas visitadas pela Justiça Eleitoral. Um dado que chamou a atenção, segundo Chammes, foi a abstenção em algumas escolas, pois teria sido maior do que no primeiro turno.
Mesários informaram a ele que houve uma inversão, com eleitores que não compareceram no primeiro turno indo votar hoje, e alguns que votaram no dia 2, não aparecendo neste domingo. “O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até fez uma campanha para sensibilizar o eleitor da importância do voto, das consequências que ele traz para o País, mas infelizmente o índice de abstenção continuou sendo alto, em torno de 25% a 30%”, comentou.
A votação em Araçatuba foi encerrada às 17h e às 17h35 as primeiras urnas já começaram a chegar no Cartório Eleitoral para os dados da votação na cidade serem enviados para o TSE.
Fonte: HojeMais