
A Prefeitura de Araçatuba (SP) publicou aviso de licitação para contratar empresa para realização de obras na Casa do Engenheiro-Chefe do Complexo Ferroviário da NOB (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil), onde está instalado o Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon.
Segundo a publicação, nesta etapa devem ser investidos R$ 54.957,10 e as empresas interessadas têm até o dia 14 de agosto para apresentação de propostas. O dinheiro a ser investido será dos cofres municipais.
A Secretaria Municipal de Cultura informa que o prédio, que é tombado pela resolução SC 43, de 16 de julho de 2012, está fechado ao público desde fevereiro de 2017, quando foi necessário providenciar a dedetização devido à presença de cupins.
Após a realização desse serviço foi constatado que a estrutura apresentava problemas e precisaria passar por reforma e restauração. Ainda de acordo com a secretaria, como não existiam plantas e informações suficientes sobre a parte física do imóvel, o projeto arquitetônico teve que começar do zero.
Etapas
Ainda de acordo com a secretaria, para proteger o prédio, o projeto foi dividido em duas partes: estrutural e restauro. O que está sendo licitado agora é a contratação da empresa que fará o projeto estrutural, que inclui o recalque (reparo de rebaixamento devido ao adensamento do solo sob a fundação), sistema de drenagem e a contenção da raiz da figueira existente no terreno onde o prédio está construído.
Não há informações sobre a execução da segunda etapa do projeto, que inclui a restauração das partes de madeira do prédio, que inclui as portas, janelas, balaustradas, piso interno e forro.
Acervo
A Secretaria de Cultura informa que o acervo do museu foi inteiramente transferido para um depósito em adequadas condições de guarda. Recentemente o Hojemais Araçatuba publicou matéria sobre a invasão do prédio, que foi alvo de vandalismo.
Na ocasião, não foi constatado o furto de nenhum objeto em primeira análise, mas foi arrombada a porta da administração, onde fica a reserva técnica do museu.
Investimentos
Esta é a segunda obra em prédio relacionado à Secretaria de Cultura autorizada pela Prefeitura. Nesta semana foi assinada a ordem de serviço para início da reforma do Centro Cultural Ferroviário, ao lado da Havan, onde funcionava a antiga oficina de locomotivas da NOB.
Fonte: HojeMais