
A Prefeitura de Birigui (SP) está com três secretarias de governo sem titulares. Somente neste mês de maio, foram publicadas cinco exonerações “a pedido” de agentes políticos de cargos do alto escalão do governo Leandro Maffeis (Republicanos). Das cinco exonerações, quatro são de secretários de governo e uma do cargo de secretário-adjunto.
O advogado Aécio Limieri de Lima é o mais novo integrante da equipe de governo Leandro Maffeis (Foto: Divulgação)
A primeira exoneração foi a do coronel PM Milton Paulo Boer, que comandou por muitos anos o 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental. Boer ocupada o cargo de secretário de Administração desde o início da gestão atual. O pedido de exoneração foi publicado no dia 3 de maio, com efeitos desde o dia 1º.
A pasta do coronel, no entanto, é a única que tem um substituto: o advogado Aécio Limieri de Lima, de Birigui, que já foi presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Birigui. A nomeação foi publicada no dia 11 deste mês, com efeitos a partir do dia 4 de maio.
Obras e social
No último dia 15, foram publicadas mais duas portarias com exoneração de cargo. Deixaram a equipe o secretário de Obras Rogerio Venicius Costa Fernandes e a secretária-adjunto da Assistência Social Jaqueline Moraes Silva Fernandes.
Rogerinho, como era conhecido, estava no governo Maffeis desde junho de 2021 , quando assumiu o cargo vago deixado pelo vice-prefeito Carlão Gallindo, que morreu naquele mês por consequências da covid-19. Ele era elogiado com frequência nos bastidores políticos pela conduta como secretário, pautada no diálogo inclusive com a oposição.
Já Jaqueline era conhecida como o braço-direito da primeira-dama Silvana Caetano Gomes Leal Milani e estava desde o início do atual mandato.
Nesta semana, mais duas baixas. Pediram exoneração o secretário de Governo, Anderson Rodrigo Corandin, e a secretária de Cultura e Turismo, Maria Eliza de Castilho Manfré.
Ambas as portarias foram publicadas na edição do Diário Oficial Eletrônico de terça-feira (23), porém com efeito retroativo aos dias 11 e 12 deste mês, respectivamente.
Trocas
Das 16 secretarias do governo da Prefeitura de Birigui, apenas cinco mantêm os titulares anunciados no início do mandato: Planejamento e Finanças, ocupada por Antonia Lucilene Ferreiro Jardim; Assistência Social (Silvana Caetano Gomes Leal), Meio Ambiente (André Luiz Branco), Desenvolvimento Econômico (Nivaldo Albani) e Educação (Iládia Cristina Marin Amadio). Houve troca também na chefia de Gabinete, ocupada atualmente por Glauco Bonfim Rodrigues.
Quando assumiu, Maffeis também prometeu a extinção de duas pastas (Mobilidade Urbana e de Tributação e Fiscalização), o que não se concretizou. Elas são comandadas atualmente por Elizeu Fraga do Rego e Milena Andreza da Silva.
Sem retorno
A reportagem questionou a Prefeitura sobre as mudanças no alto escalão e se já foram escolhidos os substitutos para os cargos, visto que há importantes secretarias envolvidas. Também perguntou sobre o prefeito mantém a promessa de escolher pessoas técnicas para as secretarias e se há preferência por moradores em Birigui. Nenhuma das perguntas foi respondida até a publicação desta matéria.
Fonte: Hojemais