
Equipes da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) de Araçatuba (SP) fizeram reparos no asfalto em trecho da rua Celestino dos Santos Esgalha, onde um motociclista morreu após sofrer uma queda na tarde de quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi. O caso foi divulgado pelo Hojemais Araçatuba na sexta-feira (9), com base no boletim de ocorrência feito pelos policiais militares que estiveram no local.
No registro consta que uma testemunha disse que viu um carro prata fazendo uma curva fechada, vindo da avenida Jorge Mellem Rezek, que é o complemento da rua Marcílio Dias, e bateu de frente com a moto conduzida por João de Deus Ribeiro de Sales, 35 anos.
Ainda no relato dessa testemunha, após a colisão, o condutor desse carro teria engatado marcha a ré, desviado do corpo e fugido pela contramão de direção, sem prestar socorro.
Sozinho
Apesar da versão, imagens de câmeras de monitoramento no local do acidente mostram que a vítima caiu sozinha. A reportagem viu a gravação feita pela câmera de um desses prédios, que mostra Sales perdendo o controle ao passar por uma depressão no asfalto.
Logo após a queda, o capacete do motociclista se soltou da cabeça e ele permaneceu imóvel no chão. As imagens mostram ainda um carro prata passando pela avenida, sentido bairro, nesse cruzamento, em baixa velocidade, momentos depois, mas bastante distante da moto e do condutor ferido.
Em seguida, um homem surge correndo e vai ao encontro do motociclista, que teve a morte constatada ainda no local por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Reparos
Em conversa com pessoas que trabalham nas imediações no início da tarde desta segunda-feira, a reportagem foi informada que no local onde ocorreu a queda não havia buraco no asfalto. Porém, há um afundamento e teria pedriscos soltos, de acordo com uma dessas pessoas. “Aparentemente esse afundamento é consequência de problema na rede de galerias”, comentou.
Foi possível observar que mesmo com o reparo feito por equipe da Sosp, ainda permanece uma depressão no asfalto. Essa mesma pessoa reclamou de um caminhão que estava parado na via sentido bairro da avenida Jorge Mellem Rezek.
Como ele fica bem próximo da esquina com a rua Celestino dos Santos Esgalha, dificulta a visão de quem vai cruzar a avenida no sentido em que ocorreu o acidente com a moto. “Quase aconteceram outros acidentes devido a esse caminhão, que passa vários dias aí”, comentou.
Providências
Enquanto a reportagem estava pelo local, a esposa de Sales também esteve presente em busca de imagens de câmeras de monitoramento que ajudem a esclarecer o que aconteceu. Gabriela França Correia de Sales, 38, comentou que pretende ver com o advogado que providências podem ser tomadas junto à administração municipal, devido às condições do asfalto onde ocorreu o acidente.
O Hojemais Araçatuba também perguntou à Prefeitura se já estava previsto o reparo no asfalto nesse trecho da rua Celestino dos Santos Esgalha. Segundo o que foi informado, a Prefeitura tem por obrigação dar manutenção em todas as vias da cidade, e tem feito isso diariamente.
“O atendimento é feito conforme cronograma ou por proximidade (quando está previsto o atendimento em um bairro, e atende ruas que não estavam programadas, mas por estar em localidade próxima, acaba efetuando a melhoria)”, informa em nota.
Com relação às possíveis causas do acidente, o município informa que todas as questões devem ser apuradas pelos órgãos competentes, através de perícia. Devido ao feriado de Corpus Christi, o boletim de ocorrência relativo ao caso deve ser encaminhado à respectiva delegacia nesta semana para instauração de inquérito. O motociclista não possuía carteira de habilitação, segundo a polícia.
Havia uma depressão no asfalto no local onde ocorreu a queda do motociclista (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)
Reparos no asfalto foram feitos nesta segunda-feira (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)
Populares também reclamaram de um caminhão que passaria vários dias estacionado próximo da esquina (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)
Fonte: Hojemais