
A Prefeitura de Araçatuba (SP) publicou nesta terça-feira (9), o aviso de licitação para contratar empresa para a construção de um novo terminal urbano para o transporte coletivo do município. Segundo o que foi divulgado, o edital prevê que serão investidos R$ 7.164.837,11, dinheito do tesouro municipal.
A sessão para abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas será realizada em 12 de junho. Ainda de acordo com o que foi divulgado, o complexo deve ser construído na rua Rosa Cury, que é a do pronto-socorro municipal, na esquina com a rua Silva Manoel, no bairro São Joaquim.
O município está investindo nesta região da cidade, com aplicação de recape asfáltico em diversas vias ao redor da praça São Joaquim.
Campo
A área do terminal urbano era cedida ao Grêmio Desportivo Ferroviário e utilizada como Campo do Ferrinho. Em novembro de 2021, o Hojemais Araçatuba publicou matéria informando que a Prefeitura havia entrado em acordo com a direção do grêmio para utilização do espaço.
Ainda de acordo com o que foi informado, o município se comprometeu em conceder a autorização de uso de outra área que ainda seria indicada pelo clube.
Bem comum
Na ocasião, as partes entenderam que a construção do terminal nessa área, localizada atrás da loja Havan, beneficiaria milhares de pessoas direta e indiretamente. O prefeito Dilador Borges (PSDB) informou em nota na ocasião que a construção não seria imediata, assim não prejudicaria o funcionamento do time.
Ainda na ocasião foi informado que o dinheiro para custear a obra poderia vir de repasses dos governos federal e estadual ou de parcerias com a iniciativa privada.
Investimento
O terminal urbano atualmente funciona no antigo terminal ferroviário. O projeto arquitetônico do novo terminal prevê uma ampla área coberta para abrigar os usuários do serviço, garantindo a proteção em dia de chuva e arejamento em dias quentes.
O complexo deve ter um pequeno centro de compras, com opções de lojas de alimentação e de artigos de vestuário, e um posto fixo para a Guarda Municipal, com acesso facilitado para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Um gradil deve ser instalado para impedir o acesso de pessoas que não estejam esperando ônibus e a circulação de passageiros nas áreas de entrada, saída e manobra dos veículos.
Fonte: HojeMais