
Estudo será feito na rotatória do Pé de Galinha (Foto: Reprodução Google)
A Prefeitura de Araçatuba (SP) publicou aviso de licitação para contratar empresa para realizar um estudo de tráfego da rotatória do Pé de Galinha, que fica no cruzamento das avenidas José Ferreira Batista, via de acesso Etelvino Ferreira dos Santos, e a via Olegário Ferraz, que leva ao aeroporto, na zona norte da cidade.
Em nota enviada ao Hojemais Araçatuba , a administração municipal explicou que o resultado do levantamento permitirá à Secretaria Municipal de Planejamento chegar a uma concepção de qual será o tipo de rotatória mais apropriada para o local. Essa região da cidade vem recebendo vários empreendimentos imobiliários, o que dele elevar ainda mais o tráfego de veículos nos próximos anos.
De acordo com o que foi publicado, o município deve investir até R$ 146 mil de recursos próprios no estudo e as propostas das empresas interessadas devem ser apresentadas até o próximo dia 5 de maio, quando será realizada a sessão do processo licitatório.
O memorial do projeto informa que os serviços iniciais serão a vistoria em campo para melhor visualização do local, coleta de dados existentes e levantamento topográfico e cadastral. “Nesta fase é imprescindível a identificação de todas as interferências, tais como redes de água/esgoto, fibra óptica, redes de gás, linhas de transmissão de energia, árvores e demais itens que podem impactar na elaboração do projeto funcional”, consta.
Estudo
Com relação ao estudo de tráfego, ele terá como objetivo estimar o tráfego gerado em cada via nos horários de pico e determinar o tráfego atual da rotatória, por meio de pesquisas de campo e coleta de dados.
A empresa também fará uma projeção do tráfego para os anos futuros, considerando o crescimento normal da região e a ocupação das áreas de novos empreendimentos, em conformidade com o plano diretor para a região.
Será analisada a capacidade do sistema viário e de suas conexões, com possíveis pontos de retenção de tráfego. A empresa também deve avaliar a acessibilidade de pedestres ao transporte público e até orientar a possível desativação da proximidade da rotatória e alteração da mesma para local mais seguro.
Como será
A contagem veicular poderá ser feita considerando um período de 12 horas em 3 dias consecutivos. “Nesta etapa será calculado o tráfego gerado em cada via da remodelação nos horários de pico para o período a ser definido considerando o plano diretor da Prefeitura de Araçatuba para a região”.
A empresa deverá ainda, apresentar relatório técnico com o cálculo do tráfego de veículos que serão gerados nas remodelações nos horários de pico; o impacto desse tráfego sobre os pontos de acesso à rotatória; e análise dos movimentos de retorno nas vias.
Fonte: HojeMais