QUINTA-FEIRA, 13 DE JULHO DE 2023 ÀS 14:30:58
Presidente do TJ-SP visita Araçatuba para instalação da 6ª Vara Cível

O presidente do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), desembargador Ricardo Mair Anafe, visita Araçatuba nesta sexta-feira (14), para a cerimônia de instalação da 6ª Vara Cível da Comarca.

 

A solenidade sera realizada do salão do Júri do Fórum de Justiça, às 11h, com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, magistrados, representantes das instituições ligadas à Justiça e dos Poderes Executivo e Legislativo.

 

As varas cíveis atendem causas relacionadas às áreas de família, consumidor, compra e venda, danos morais, contratos, cobranças, conflitos digitais, entre outros litígios. Atualmente, a Comarca de Araçatuba conta com cerca de 230 mil feitos em andamento (dados de maio/23), com 3,5 mil distribuídos no último mês, sendo mais de 42,9 mil na esfera cível.

 

Segundo o que foi divulgado, a instalação do novo ofício é mais um esforço do TJ-SP para ampliar a prestação jurisdicional em todo o Estado e trazer mais celeridade ao andamento processual.

 

 

Conquista

Para o juiz diretor do Fórum de Araçatuba e titular designado para a nova unidade, Adeilson Ferreira Negri, a instalação representa uma conquista para a comarca e sua população, estimada em 200 mil pessoas (IBGE/22).

 

“A chegada da 6ª Vara Cível de Araçatuba é exemplo da preocupação da Presidência do TJSP com a prestação jurisdicional adequada frente à demanda crescente, fruto dos conflitos da vida moderna, como as fraudes digitais, as ofensas em redes sociais, os negócios digitais, entre outros” , diz o magistrado.

 

O juiz diretor da 2ª RAJ (Região Administrativa Judiciária), Antonio Fernando Sanches Batagelo, comenta que a instalação dessa nova Vara atende um anseio antigo dos profissionais do Direito que militam no noroeste paulista.

 

˜Isso demonstra a sensibilidade da Presidência do Tribunal de Justiça com a celeridade da prestação jurisdicional, sem descurar dos princípios da eficiência e economicidade da administração pública, já que a vara integrará o inovador modelo do Tribunal para realização dos trabalhos cartorários por meio da UPJ (Unidade de Processamento Judicial”, afirma. 

 

 

Reunião

Aproveitando a visita, o presidente do TJ-SP se fara uma reunião de trabalho com magistrados da 2ª RAJ, que conta com 626,6 mil processos em andamento. 

 

Ela é integrada pelas as comarcas de Andradina, Araçatuba, Auriflama, Bilac, Birigui, Buritama, Cafelândia, Getulina, Guararapes, Ilha Solteira, Jales, Lins, Mirandópolis, Palmeira D’Oeste, Penápolis, Pereira Barreto, Promissão, Santa Fé do Sul, Urânia e Valparaíso.

 


Fonte: HojeMais