DOMINGO, 5 DE FEVEREIRO DE 2023 ÀS 20:48:24
Preso ameaça funcionários com facão e foge do CR de Birigui

A polícia tenta recapturar o sentenciado Adailton Eliseu da Silva Frade, 39 anos, que fugiu do CR (Centro de Ressocialização) de Birigui (SP) na manhã de sábado (4), após render três funcionários da unidade prisional. Um deles teve o carro roubado.

A polícia foi informada que por volta das 7h o acusado teve autorização para sair à área externa do presídio para fazer manutenção na caixa de água da unidade. Ele retornou cerca de 45 minutos depois e ao chegar na portaria, teria sacado um facão e rendido dois funcionários, um do sexo masculino e outro do sexo feminino.

Após trancar esses funcionários na cela de inclusão, Frade saiu da unidade e rendeu outra funcionária que estava chegando para o plantão. Ela também foi ameaçada com uso do facão e teve o carro roubado.

 

Fugiu

O chefe da equipe de segurança e disciplina de um dos turnos disse à polícia que a dona do Fiat Palio Weekend conseguiu avisá-lo do roubo e ele, que estava na saída do prédio tentou impedir a fuga. Entretanto, também teria sido ameaçado com o uso do facão pelo sentenciado, que fugiu pela rodovia Marechal Rondon (SP-300), sentido São Paulo.

A reportagem apurou que o sentenciado tem diversas passagens criminais por furto e estelionato referentes a processos que tramitaram nos Fóruns de Taubaté e São Luiz do Piratininga.

A Polícia Militar foi acionada logo após os crimes e o caso foi registrado como roubo, dano e evasão da unidade prisional. Até o início da tarde deste domingo (5) não havia informações sobre a localização do veículo roubado e nem do paradeiro de Frade.

 

Providências

A reportagem entrou em contato com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), que confirmou a fuga de um reeducando do CR de Birigui, que prestava serviço de manutenção externa no presídio, e que usou uma faca para roubar o carro de uma agente que chegava ao trabalho.

"A Polícia Militar foi acionada, sendo registrado Boletim de Ocorrência e instaurado Procedimento Apuratório Disciplinar. Quando recapturado, o preso regredirá ao regime fechado", informa a nota.


Fonte: HojeMais