
“Elegias de Pandora” é o primeiro livro da professora e poetisa Maria Rosa Dias, de Araçatuba (SP). O lançamento ocorre no dia 25, n´O Quintal Cultural, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.
À ocasião, os presentes poderão ainda declamar poemas e ler textos, já que na terça-feira o estabelecimento proporciona palco livre aos frequentadores.
Maria Rosa tem 36 anos e reuniu no livro, publicado pela editora portuguesa Ases da Literatura, poemas de várias fases da vida, sendo os mais antigos, da época que estava na faixa etária dos 20, 25 anos. Os mais recentes foram escritos em 2021. Porém, a poetisa se dedica à arte da escrita desde os 12 anos, quando começou a fazer letras de música.
"Lançar um livro era um plano antigo que eu tinha, mas eu não tinha tido nenhuma oportunidade até então. No ano passado, vi pelo Instagram que a minha editora, a Ases da Literatura, estava contratando novos escritores e resolvi me arriscar e tentar".
Influências
A poetisa explica que os poemas selecionados para a obra têm influência gótica e ultrarromântica. Ambas as correntes surgiram durante o movimento cultural denominado Romantismo (entre os séculos 18 e 19). Ou seja, no conteúdo dos seus textos, ela fala de dor, medo, inseguranças, dúvidas e vazio emocional e existencial, detalha Maria Rosa.
"Eles refletem algumas inseguranças e medos que tive ao longo da minha vida também. Alguns relatam, metaforicamente, sobre o que senti quando tive ansiedade e depressão durante alguns anos da minha vida. Minha escrita para essa obra foi dolorida, curativa e de autoconhecimento, e é claro, externou a dor e as dúvidas que senti antes e durante a criação do livro".
Maria cita os poetas Álvares de Azevedo e Augusto dos Anjos como suas influências na literatura. "Ambos tratavam dos mesmos temas que eu e de um modo bem parecido, com uma linguagem bem forte e pulsante. Minha poesia verte um pouco de ambas as influências que tenho, tanto nas temáticas quanto no meu modo de escrever.".
Pandora
Dessa forma, o título do livro surgiu intuitivamente, segundo ela, inspirada pelo mito grego de Pandora e da caixa dos males do mundo. "Elegias" são poesias de teor triste. Ou seja, Maria conta que uniu tais inspirações por sentir que combinavam com o conteúdo do livro.
Sobre a autora
Maria Rosa é natural de Araçatuba e leciona aulas de língua portuguesa e inglês na rede estadual. “Elegias de Pandora” é o livro de estreia. De acordo com ela, considera 2023, como o ano que iniciou sua carreira de escritora profissional e que pretende levar adiante.
SERVIÇO:
Livro "Elegias de Pandora"
Lançamento no dia 25 de abril, a partir das 19h30
Local: O Quintal Cultural (rua Cussy de Almeida, 2.088, Vila Carvalho - Araçatuba)
Fonte: HojeMais