TERÇA-FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2023 ÀS 08:10:19
PT de Penápolis pede exoneração de funcionário da Prefeitura por participar de invasões em Brasília

O advogado Eduardo Macedo, de Penápolis (SP), divulgou vídeo nesta segunda-feira (9) informando que foi protocolado na Prefeitura, um pedido de exoneração de um funcionário em cargo de comissão, que divulgou vídeo ontem, junto com os manifestantes que invadiram os prédios dos Três Poderes, em Brasília (DF).

Erlon Paiotta Ferrite é chefe do Serviço de Ambulâncias de Penápolis, nomeado em março de 2021 pelo prefeito Caíque Rossi (PSD). A reportagem recebeu o vídeo ainda na tarde de ontem o vídeo de Ferrite subindo a rampa do Planalto, junto com os demais manifestantes.

“Tomamos essa p.... aqui linda. Ninguém manda nesse c... não, o Brasil é nosso”, diz emocionado. Em seguida ele vira o celular para ao rosto e prossegue: "Invadimos, subimos a rampa. Agora a gente vai lá pro Supremo meter fogo naquela desgraça”, disse. 

Exoneração

Segundo o advogado, o pedido de exoneração é uma iniciativa do Partido dos Trabalhadores de Penápolis, que tem informações inclusive de que o servidor comissionado seria um dos organizadores da caravana que saiu de Penápolis levando os manifestantes para Brasília.

“Conforme os atos de vandalismo, depredação, terrorista, fascista e anticonstitucional, organizado por grupos bolsonaristas na Capital do Brasil no último domingo, 08/01/2023, resta claro e evidente a liderança do funcionário acima mencionado, considerando os vídeos divulgados e veiculados nas redes sociais com ampla visualização e repercussão em cadeia nacional de internet”, cita o pedido protocolado na Prefeitura.

O partido argumenta que o funcionário em cargo de confiança “não poupou esforços ao consumar atos terroristas, depredações do patrimônio público, bem como, incitação ao ódio”.

Crimes

No pedido de exoneração consta que o Código Penal Brasileiro descreve tais condutas como crimes passiveis de punições severas, por delapidação do patrimônio público, histórico e cultural.

“O Partido dos Trabalhadores do Município de Penápolis, vem por meio deste, requerer ao Chefe do Poder Executivo, o afastamento do funcionário em cargo de confiança citado, para as devidas investigações sejam apuradas e penalizadas conforme conduta contrárias aos preceitos fundamentais da administração pública, considerando, que as imagens são comprometedoras”, cita.

O PT pede ainda que a administração municipal proíba quaisquer aglomeração ou incitação a atos golpistas contra os poderes eleitos e constituídos democraticamente nos arredores dos espaços públicos do Tiro de Guerra de Penápolis.

Providências

A reportagem fez contato com o prefeito Caíque Rossi, que informou que está em São Paulo e teve conhecimento dos fatos extraoficialmente. Entretanto, afirmou que foi determinado que os fatos sejam averiguados.

“A Prefeitura defenderá sempre o direito ao diálogo, às manifestações e aos debates de ideias, mas qualquer tipo de violência ou violação, deverão ser combatidas e a estas atitudes, cumpra-se a lei. Já foi determinado averiguação sobre o ocorrido”, informa.

A reportagem tentou contato com Ferrite pelo número do celular dele, mas o aparelho aparentemente está desligado.

 

Erlon Ferrite gravou vídeo entre os manifestantes que invadiram os prédios do Três Poderes em Brasília (Foto: Reprodução)


Fonte: HojeMais