
Os atendimentos a vítimas de acidentes e outras ocorrências feitos pelo resgate do Corpo de Bombeiros de Araçatuba (SP) passam a contar com um profissional médico. Esse serviço é prestado pelo Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), que foi implantado na cidade em 2018, mas até então contava apenas com equipe de enfermagem.
A novidade foi informada ao Hojemais Araçatuba pelo vereador Nelsinho Bombeiro (PV), que visitou a sede do 20º GB (Grupamento de Bombeiros), no bairro Morada dos Nobres, e ouviu o médico Isaac Machado, um dos que já está prestando o serviço com a equipe.
Ele explicou que o Grau é um grupo de atendimento médico e aeromédico e atendimento a desastres, que passa a partir de agora a contar com os médicos para complementar as equipes de enfermagem.
“Vem para ajudar a população tanto da regional como do próprio município de Araçatuba, nos desastres de atendimento a traumas graves, vítimas encarceradas e nos atendimentos a desastres que todo mundo sabe que a gente já tem tido no Brasil” , informou.
Eficiência
O representante do Corpo de Bombeiros ouvido pelo parlamentar comentou que a chegada dos médicos para atuar no Grau é um ganho para toda a sociedade da região, na prestação de apoio nos atendimentos quando houver vítimas.
Até então, era comum a necessidade de envio de equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o mesmo atendimento de caso com vítima grave, pois os bombeiros não contavam com médicos.
Serviço
Segundo a Secretaria do Estado de Saúde, o Grau compõe o Resgate (Sistema de Resgate a Acidentados no Estado de São Paulo) e foi criado em 1989 em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o Comando de Aviação (Águias), da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Em Araçatuba ele está instalado desde novembro de 2018, oferecendo serviços de suporte à vida. A equipe inicialmente contava com onze enfermeiros para acompanhar e prestar apoio ao Corpo de Bombeiros nos salvamentos a vítimas.
Ainda de acordo com o que foi informado, a unidade de Araçatuba conta atualmente com quatro médicos na equipe. “Sobre o funcionamento dos atendimentos, a viatura de resposta rápida atua com médico e enfermeiro do Grau, além de um motorista do Corpo de Bombeiros, estando sempre um médico plantonista 24h à disposição”, informa em nota.
Ainda de acordo com a secretaria, o objetivo do trabalho é o transporte com rapidez dos profissionais ao local da ocorrência em acidentes de trânsito, busca e salvamento, assim como desastres e eventos com múltiplas vítimas. “O serviço localizado em Araçatuba tem abrangência regional, mas possui autonomia para atender municípios paulistas próximos", informa.
Grau de Araçatuba atua em parceria com os bombeiros e passa a ter médico 24 horas (Foto: Divulgação)
Fonte: HojeMais