QUARTA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2023 ÀS 11:10:51
Roque Barbiere encerra seus 8 mandatos consecutivos de deputado estadual

Foto de Roquinho durante a sessão de 16 de julho de 2021 (Foto: Divulgação/Alesp)

 

 

Após oito mandatos consecutivos, Roque Barbiere (Avante) é um dos 39 deputados estaduais que se despedem nesta quarta-feira (15), quando acontece a posse dos parlamentares que farão parte da 20ª Legislatura da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Assim, a região de Araçatuba deixa de contar com um representante na Assembleia.

 

A reportagem do Hojemais Araçatuba apurou que após 31 anos atuando como deputado representando a região, Roquinho, como é chamado, deve retornar para Birigui. Ele também tem moradia em Coroados, onde possui um sítio.

 

Segundo a assessoria de imprensa da Alesp, a sessão solene de posse das deputadas e dos deputados estaduais eleitos terá início às 15h, com transmissão ao vivo pela TV Rede Alesp, pelo Youtube e redes sociais oficiais da Casa.

 

 

Renovação

Dos 94 parlamentares eleitos e diplomados pela Justiça Eleitoral, 55 foram reeleitos, 32 assumem pela primeira vez uma cadeira na Alesp e sete já foram deputados ou deputadas em legislaturas anteriores e estão retornando para mais quatro anos.

 

A cerimônia de posse será conduzida pelo atual presidente da Alesp, Carlão Pignatari, e prevê a execução do Hino Nacional, o juramento dos novos parlamentares e a leitura da síntese de uma mensagem do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 

Ao término da sessão solene de posse, os trabalhos são suspensos por 30 minutos para a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

 

 

Histórico

Roquinho nasceu em Coroados em 16 de agosto de 1952, formou-se em educação física pela Universidade da Alta Paulista em Tupã e em direito pela Instituição Toledo de Araçatuba. Ele iniciou a carreira política aos 30 anos, como vereador em Birigui, e seis anos depois foi eleito vice-prefeito da cidade, tendo assumido a Prefeitura interinamente por duas vezes.

 

A primeira eleição como deputado estadual foi disputada em 1990 e ele assumiu o cargo em março do ano seguinte, junto com o governador eleito Luiz Antônio Fleury Filho.

 

Em pesquisa no site da Assembleia Legislativa consta o registro de 6.214 proposições apresentadas por Roquinho como deputado estadual; 113 projetos de lei; que ele participou de 1.714 comissões; foi citado em 146 sessões plenárias; e teve registrados 116 ofícios apresentados. 

 

 

Publicações

Consta ainda que há 60 registros de imagem de Roque Barbiere no site da Alesp, o primeiro da posse da 15ª legislatura, em 15 de março de 2003, e o último na sessão de 16 de julho de 2021.

 

Já na Agência de Notícias da Alesp há 277 publicações que citam o nome de Roquinho, a primeira publicada em 8 de agosto de 2000, referente a projeto de autoria dele, que previa a distribuição e destinação de medicamentos cujos prazos de validade expirem em poder das farmácias.

 

A mais recente foi publicada em 30 de junho do ano passado, sobre a aprovação do projeto de autoria dele, que declara o município de Santa Rita do Passa Quatro como "Cidade Poema" . Segundo o texto, a cidade é o berço natal do compositor e músico Zequinha de Abreu, dono do sucesso dos anos 40 "Tico Tico no Fubá" e anualmente realiza o Festival Zequinha de Abreu, demonstrando a importância do poeta na história da região.

 

 

Rádio

Já na Rádio Alesp a primeira publicação citando Roquinho foi da eleição e posse da Mesa Diretora em 15 de março de 2003, sendo a primeira eleição aberta da história da Assembleia. Na ocasião Roque Barbiere foi eleito vice-presidente, função exercida até 15 de março de 2005, segundo a publicação.

 

A última notícia publicada sobre Roquinho na Rádio Alesp foi em fevereiro de 2016, sobre reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) para deliberar sobre pauta de 84 itens. Destaque para o parecer aprovado do Projeto de Lei Complementar da Defensoria Pública do Estado, visando a reposição inflacionária dos vencimentos dos defensores públicos e demais servidores do órgão.

 

Segundo a publicação, na ocasião, a presidente da CCJR, Célia Leão (PSDB), Roquinho e José Zico Prado (PT) elogiaram o trabalho da Defensoria.

 


Fonte: HojeMais