
Aline Sousa, de 33 anos, foi uma das oito pessoas responsáveis por passar a faixa presidencial a Luis Inácio Lula da Silva, durante a posse, neste domingo (1º). Moradora da Estrutural, no Distrito Federal, Aline conta que não acreditou quando recebeu o convite para participar da cerimônia e que, no momento, quase não conseguiu conter a emoção.
"Segurei o choro. Escolher uma catadora para participar de um ato que ficaria conhecido mundialmente, então, é uma sensação de muita emoção", descreveu Aline à TV Globo
Além de Aline, um professor, um metalúrgico, uma cozinheira, um artesão, um influencer com paralisia cerebral e uma criança também subiram a rampa ao lado do presidente e da primeira-dama, Janja da Silva.
Lula recebe a faixa presidencial no Palácio do Planalto — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
Moradora da Estrutural
Aline é catadora de materiais recicláveis desde os 14 anos, assim como a mãe e a avó. Todas trabalham na mesma cooperativa. Ela integrou o Movimento Nacional de Catadoras e é beneficiária do Minha Casa, Minha Vida – programa habitacional criado no governo Lula.
Mãe de sete filhos, também é a atual presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF e Entorno (Centcoop-DF). E ainda é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.
"A pergunta que passa na cabeça é sempre por que eu? Em um cenário de 60 milhões, por que uma catadora de materiais recicláveis colocar a faixa em um dos maiores presidentes da República do Brasil?", diz Aline.
Faixa presidencial
Representantes de grupos sociais e a cachorra "Resistência" subiram a rampa do Palácio do Planalto com Lula e Janja na cerimônia de posse. Em um dos momentos mais marcantes, o presidente recebeu a faixa presidencial dos oito participantes.
Após o recebimento da faixa, Lula se dirigiu ao parlatório do palácio, para falar à multidão que o aguardava na Praça dos Três Poderes. No discurso, o presidente falou sobre governar para todos e chorou ao citar a fome no país.
Fonte: G1