SEGUNDA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2023 ÀS 07:50:53
Sistema de Dose Unitária de medicamento inicia nova fase da Santa Casa de Araçatuba

A implantação do sistema Dose Unitária de medicamentos, ocorrida oficialmente na sexta-feira (26) durante a inauguração das novas instalações da Farmácia Hospitalar Central, marcam o início de uma nova fase da Santa Casa de Araçatuba (SP).

 

Segundo o que foi informado, o projeto prevê ainda, a adoção de leitores de código de barras para os postos de enfermagem e de pulseiras com código de barras para os pacientes, contendo dados da prescrição médica de cada um. Essas próximas etapas devem ser implantadas nos próximos meses.

 

A diretoria do hospital considera o sistema Dose Unitária um avanço na assistência farmacêutica, pois reduzirá o risco de ministrar medicamentos errados para os pacientes, além de evitar desperdícios.

 

A Farmácia Central funciona 24 horas e possui todos os setores e atividades totalmente informatizados e interligados com as áreas dos prontuários eletrônicos destinadas às prescrições médicas. Com o novo sistema, após a prescrição feita pelo médico no prontuário eletrônico, a dispensação ocorre de forma individualizada pelos farmacêuticos, responsáveis pela separação e fracionamento.

 

 

Injetáveis

 

No caso de medicamentos injetáveis, eles são aspirados por equipamento instalado em ambiente totalmente automatizado e estéril, controlado por cabines de fluxo laminar, para garantir a segurança do processo contra contaminação. As cabines, ou capelas, como também são conhecidas, possuem filtros especiais para renovação de 100% do ar. 

 

As embalagens são identificadas com o nome do paciente, número do leito, horário de administração e código de barras com informações para rastreamento - desde a procedência do lote às condições e tempo de armazenamento, incluindo as etapas do processo de separação e fracionamento.

 

 

Economia 

 

O administrador do hospital, Luiz Otávio Barbosa Vianna, destaca que a mudança na dispensação de injetáveis irá gerar economia significativa ao hospital. Pelo sistema anterior, para um paciente que precisava de apenas uma fração do conteúdo da ampola, a parte não aspirada era descartada.

 

O sistema Dose Unitária identifica pacientes que vão utilizar a mesma medicação, a quantidade e o horário da dose, podendo uma ampola atender a dois pacientes na quantidade exata da prescrição médica. "Os pacientes não vão tomar nem mais e nem menos da quantidade prescrita, pois o sistema de fracionamento aspira da ampola a dose exata", explica.

 

De acordo com ele, o sistema também permite rastrear todo o caminho do medicamento, desde a data de aquisição, chegada, estocagem, distribuição e em quais pacientes foi ministrado. “Isso facilita recalls que a indústria venha a realizar e apuração de intercorrências”, afirma.

 

Para dar sequência ao processo, em breve a diretoria adotará leitores de código de barras para os postos de enfermagem e pulseiras com código de barras nos pacientes.

 

 

Reforma no prédio foi executada por equipe de obras do hospital

 

A Farmácia Hospitalar Central da Santa Casa de Araçatuba ocupa área de 170 metros quadrados e é composta por três módulos: armazenamento de materiais, armazenamento de medicamentos sólidos e área para fracionamento de medicamentos injetáveis.

 

Os recursos para a reforma são Programa “Mais Médicos”, repassados pelo Unisalesiano, que tem curso de Medicina e é parceiro do hospital. Ao todo, foram investidos R$ 1,35 milhão, aumentando a segurança e agilidade na dispensação de 4,8 mil medicamentos ministrados diariamente aos pacientes, o que corresponde a média anual é de 1,8 milhão.

 

A farmácia está instalada em um espaço no subsolo do complexo, que precisou ser desocupado em dezembro de 2021, por não estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Como a localização é considerada estratégica, um projeto para adequar o espaço foi elaborado pelo Setor de Arquitetura e Engenharia do hospital e a reforma iniciada em outubro do ano passado, também executada pela equipe de obras própria.

 

 

Investimentos

 

Segundo a arquiteta Gislaine Bianchi, boa parte do investimento foi para aquisição de materiais e equipamentos específicos, incluindo revestimentos de isopainel, material que não absorve impurezas. A farmácia ganhou um sistema de refrigeração central, para substituição do ar utilizado por ar limpo, e foram adquiridos equipamentos automatizados para fracionamento de injetáveis.

 

A farmácia conta com mobiliário planejado para armazenamento correto das medicações sólidas e dos materiais sem as embalagens primárias, conforme as normas que vetam a circulação e permanência de caixas de papelão nas farmácias centrais.

 

Segundo o que foi divulgado, mesmo com a reforma da Farmácia Central, serão mantidas as farmácias-satélites no Pronto-Socorro e no CTA (Centro de Tratamento Oncológico). As unidades recebem medicamentos e materiais hospitalares armazenados na CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico).

 

 

Farmácia foi inaugurada na última sexta-feira (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)


Fonte: Hojemais