SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2023 ÀS 18:27:00
Trecho da ‘Nova Pompeu’ terá que ser refeito

Nos próximos dias devem ter início as escavações para troca de solo no trecho da avenida Pompeu de Toledo, em Araçatuba (SP), no trecho entre a rua Anhanguera e Peru, onde ocorreram rachaduras em virtude de infiltração próximo à lateral do canal do córrego Machadinho, que foi feito recentemente.

 

A própria Prefeitura informou sobre o problema no final de dezembro do ano passado, quando o prefeito Dilador Borges (PSDB) participou de uma vistoria, após a administração ser comunicada por munícipes sobre as rachaduras.

 

A reportagem pediu informações, após ser publicado no Diário Oficial do município, na quarta-feira (15), que um contrato da Agência Reguladora e Fiscalizadora – Daea, com a empresa Carlos Alberto Pantarotto e Cia Ltda, para acompanhamento e fiscalização, in locu, das obras de recuperação desse trecho da avenida Pompeu de Toledo.

 

GS Inima Samar

O valor do contrato é de R$ 7.740,00, com vigência de 23 de fevereiro a 23 de abril e, segundo o comissário Geral, Márcio Saito, ele é específico para fiscalização dos reparos. Ainda de acordo com ele, será feita a troca de solo nesse trecho, a recompactação e repavimentação devem ter início nos próximos dias.

 

A reportagem esteve no local no início da tarde de quarta-feira (15) e encontrou a área devidamente sinalizada. Também havia lonas sobre as rachaduras, aparecendo apenas uma cratera ao lado de uma caixa coletora de água. 

 

Ainda de acordo com Saito, a empresa responsável iniciou os trabalhos de sinalização, isolamento da área e fez a instalação de uma ensecadeira, a fim de evitar o encharcamento da área afetada. Ele argumenta ainda que devido às avarias que ocorreram nesse trecho não foi possível inaugurar a avenida, pois as obras precisam ser entregues em condições de uso.

 

“Como se trata de obras que envolverão o reaterro da via e da área marginal do canal e recolocação das guias e sarjetas e posterior repavimentação, não estimamos um prazo máximo de conclusão destas obras, pois ainda estamos num período de grandes precipitações”, informa.

 

Inauguração

A reportagem também procurou a Prefeitura para saber se existe a possibilidade de liberação dos demais trechos para uso antes da conclusão desses reparos e foi informada que isso não é possível.

 

Segundo o município, ainda é preciso fazer a sinalização de solo, a implantação da ciclovia ao lado do canal e instalação de tachões. “A Prefeitura aguarda a conclusão dos serviços que estão sendo executados pela GS Inima Samar para posteriormente finalizar a obra, diante disso, não é possível precisar data de entrega”, informa em nota.

 

A administração municipal reforça que é importante destacar que o extenso período de chuvas tem atrasado a conclusão dos serviços.

 

Área foi coberta para evitar infiltração no trecho com rachaduras (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)

 

Empresa fez recortes no asfalto perto de trecho danificado (Foto: Lázaro Jr.)

 

 

Local está devidamente sinalizado (Foto: Lázaro Jr.)


Fonte: HojeMais