Nos próximos dias devem ter início as escavações para troca de solo no trecho da avenida Pompeu de Toledo, em Araçatuba (SP), no trecho entre a rua Anhanguera e Peru, onde ocorreram rachaduras em virtude de infiltração próximo à lateral do canal do córrego Machadinho, que foi feito recentemente.
A própria Prefeitura informou sobre o problema no final de dezembro do ano passado, quando o prefeito Dilador Borges (PSDB) participou de uma vistoria, após a administração ser comunicada por munícipes sobre as rachaduras.
A reportagem pediu informações, após ser publicado no Diário Oficial do município, na quarta-feira (15), que um contrato da Agência Reguladora e Fiscalizadora – Daea, com a empresa Carlos Alberto Pantarotto e Cia Ltda, para acompanhamento e fiscalização, in locu, das obras de recuperação desse trecho da avenida Pompeu de Toledo.
GS Inima Samar
O valor do contrato é de R$ 7.740,00, com vigência de 23 de fevereiro a 23 de abril e, segundo o comissário Geral, Márcio Saito, ele é específico para fiscalização dos reparos. Ainda de acordo com ele, será feita a troca de solo nesse trecho, a recompactação e repavimentação devem ter início nos próximos dias.
A reportagem esteve no local no início da tarde de quarta-feira (15) e encontrou a área devidamente sinalizada. Também havia lonas sobre as rachaduras, aparecendo apenas uma cratera ao lado de uma caixa coletora de água.
Ainda de acordo com Saito, a empresa responsável iniciou os trabalhos de sinalização, isolamento da área e fez a instalação de uma ensecadeira, a fim de evitar o encharcamento da área afetada. Ele argumenta ainda que devido às avarias que ocorreram nesse trecho não foi possível inaugurar a avenida, pois as obras precisam ser entregues em condições de uso.
“Como se trata de obras que envolverão o reaterro da via e da área marginal do canal e recolocação das guias e sarjetas e posterior repavimentação, não estimamos um prazo máximo de conclusão destas obras, pois ainda estamos num período de grandes precipitações”, informa.
Inauguração
A reportagem também procurou a Prefeitura para saber se existe a possibilidade de liberação dos demais trechos para uso antes da conclusão desses reparos e foi informada que isso não é possível.
Segundo o município, ainda é preciso fazer a sinalização de solo, a implantação da ciclovia ao lado do canal e instalação de tachões. “A Prefeitura aguarda a conclusão dos serviços que estão sendo executados pela GS Inima Samar para posteriormente finalizar a obra, diante disso, não é possível precisar data de entrega”, informa em nota.
A administração municipal reforça que é importante destacar que o extenso período de chuvas tem atrasado a conclusão dos serviços.
Área foi coberta para evitar infiltração no trecho com rachaduras (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)
Empresa fez recortes no asfalto perto de trecho danificado (Foto: Lázaro Jr.)
Local está devidamente sinalizado (Foto: Lázaro Jr.)
Fonte: HojeMais