QUINTA-FEIRA, 6 DE JULHO DE 2023 ÀS 08:07:37
Urbanização da Pompeu realiza sonho de parte da população de Araçatuba

“Eu nunca perdi a esperança, mudei nesse bairro sem água e sem luz, um ano e meio com lamparina, mas valeu a pena minha gente. O que eu estou vendo aqui, nunca esperava ver na minha vida... ... Todos nós ganhamos, Morumbi, Brasília, Icaraí, abraço a todos vocês!”.

 

Essas foram as palavras do aposentado José Marmirolli de Oliveira de Oliveira, 90 anos, homenageado pela Prefeitura com a presença no palanque durante a cerimônia de inauguração da urbanização do trecho da avenida Joaquim Pompeu de Toledo, em Araçatuba (SP), na noite de terça-feira (5). Veja aqui a galeria de fotos.

 

Ele é morador há muitos anos na região da Pompeu de Toledo e uma das milhares de pessoas que serão beneficiadas direta e indiretamente pela obra, que complementa o corredor viário ligando agora a zona sul à região central da cidade.

 

A obra, que teve início em 2019, recebeu investimento de R$ 23 milhões e urbanizou todo trecho da rua Tupinambás até a Anhanguera, que é marginal da rodovia Marechal Rondon (SP-300).  O montante inclui a canalização do córrego Machadinho nesse trecho e a ampliação da canalização entre a Tupinambás e a rotatória da avenida Saudade; a pavimentação das duas vias laterais; a iluminação; a instalação de grades de proteção; e sinalização viária.

 

Do total investido, R$ 12.521.754.68 foram financiados com recursos do Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista), mediante autorização da Câmara. Por isso, em discurso durante a cerimônia, o prefeito Dilador Borges (PSDB) fez questão de agradecer aos vereadores, inclusive os que não conseguir se reeleger para a atual legislatura.

 

 

Marco

 

Para Dilador, a chamada “Nova Pompeu” representa um marco na história de Araçatuba, que por mais de quatro décadas esperava pela urbanização. “Estamos entregando um novo corredor de desenvolvimento que irá impulsionar o progresso e facilitar a mobilidade urbana em Araçatuba", disse.

 

Durante o discurso ele citou que entrou na política em gratidão a tudo o que recebeu dos araçatubenses, comentou que sempre soube que poderia fazer coisas diferentes e disse que ainda irá entregar outras obras nesse um ano e meio que tem de mandato. “ Sou muito grato a essa cidade que me acolheu”, declarou.

 

 

Demora

 

Sobre a obra na Pompeu, o prefeito comentou sobre as dificuldades enfrentadas desde a primeira licitação, que foi vencida pela empresa TMK Engenharia S.A., cujo contrato teve que ser rompido pelo não cumprimento. Por isso, foi necessário fazer nova licitação. 

 

Com a demora no andamento da obra de canalização, que teria que ser entregue em um ano e meio, segundo o edital, também houve a necessidade de uma nova licitação para a pavimentação, já que a empresa contratada inicialmente desistiu do serviço após começá-lo.

 

Dilador também falou dos adversários, que segundo ele, confundem o papel da política, ao tomar medidas para tentar impedir o andamento da obra. “Esse tipo de gente que puxa o progresso para baixo” , comentou.

 

 

Desenvolvimento

 

A vice-prefeita Edna Flor (Cidadania) destacou a importância da obra para o crescimento econômico dessa região da cidade. "A Nova Pompeu é mais do que uma obra de infraestrutura, é um corredor de desenvolvimento que vai impulsionar a economia local e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Araçatuba”, disse. Ela declarou todos os méritos desse projeto ao prefeito Dilador.

 

Também estiveram presentes na cerimônia dez vereadores, apesar de a presidente da Câmara, Cristina Munhoz (UB), não comparecer.

 

O vereador Gilberto Mantovani (PL), o Batata, reforçou o pedido à administração municipal para urbanizar o trecho da Pompeu após o pontilhão da Marechal Rondon, para que ela chegue até o bairro Guanabara. Ele já havia feito esse pedido no ato da assinatura dos contratos para a obra entregue agora.

 

 

O aposentado José Marmirolli de Oliveira representou os moradores na cerimônia de inauguração (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)

 

 

Nova Pompeu beneficia a mobilidade urbana e impulsiona o desenvolvimento

 

 

Trecho recém-urbanizado da Pompeu de Toledo (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)

 

 

Segundo a Prefeitura, a entrega da “Nova Pompeu” impulsionará o desenvolvimento dessa região da cidade e beneficiará a mobilidade urbana em Araçatuba. A via foi fundada em 1976 e homenageia o primeiro prefeito da cidade. Desde então, essa foi a segunda ampliação feita desde a inauguração. A outra havia acontecido em 1981. 

 

Agora com 3,3 quilômetros de extensão, a via está toda pavimentada desde a rua Anhanguera até a rotatória com a rua Baguaçu. A partir daí, tem início a Waldir Felizola de Moraes, que termina na rotatória com a rua Fundadores e a avenida dos Araçás, formando um anel viário que leva até a região central da cidade.

 

Depois, os condutores de veículos podem optar por seguir pela avenida Governador Mário Covas, que termina na Marechal Rondon, ou seguir pela avenida Waldemar Alves, que leva à rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463).


Fonte: HojeMais