SEXTA-FEIRA, 31 DE MARÇO DE 2023 ÀS 17:10:00
Vídeo mostra resgate de homens em mina de ouro em meio a desmoronamento no Congo

Um vídeo que mostra nove mineiros do Congo saindo de uma mina de ouro desmoronando se tornou viral na República Democrática do Congo.

 

Os acidentes de mineração são comuns no Congo. O acidente capturado em vídeo aconteceu na província de Kivu do Sul no último sábado (25), após fortes chuvas.

 

O vídeo mostra um homem que tenta se equilibrar em uma encosta íngreme, cavando com uma pá. Um grupo de outros homens forma um grande círculo ao seu redor, observando.

 

De repente, um mineiro salta dos escombros e desliza encosta abaixo. Os espectadores explodem em aplausos de surpresa e alegria.

 

O salvador, então, redobra seus esforços. Ele abandona a pá para cavar os escombros com as próprias mãos. Um outro mineiro logo aparece, depois outro, e em dois minutos um total de nove homens saem vivos da mina colapsada.

 

Minas sem segurança

A falta de procedimentos de segurança e equipamentos adequados estão na origem dos frequentes colapsos de túneis nas minas congolesas, nas quais os mineiros ficam presos no subsolo com poucas chances de sobrevivência. Dois mineiros morreram em um incidente semelhante em um local de escavação informal próximo no início de março.


Fonte: G1